terça-feira, 6 de setembro de 2011

O SER HUMANO MASSIFICADO

Uma das grandes contradições da sociedade contemporânea consiste no fato de que a revolução tecnológica colocou nas mãos do ser humano meios de comunicação cada vez mais sofisticados (redes de computadores, telefones celulares, etc.), mas isso não tem contribuído para o enriquecimento dos contatos sociais e das relações humanas. Pelo contrário, tem acentuado a tendência à solidão. Essa contradição é aqui analisada por Delfim Soares.

O maior instrumento da globalização cultural na sociedade tecnológica tem sido certamente a expansão das redes de comunicação de massa. A abrangência, extensão e eficácia dessas redes estão na raiz das grandes transformações ocorridas na virada do século XX. A redução do planeta a uma aldeia produziu uma verdadeira revolução espaço temporal.
O convívio humano que resulta de contatos primários é a característica dominante das sociedades pouco industrializadas, das zonas rurais ou de pequenos grupos sociais. A industrialização e a urbanização estabeleceram um modo de vida no qual o contato primário, interpessoal, foi reduzido, favorecendo a generalização dos contatos secundários e das relações impessoais.
Observa-se, assim, uma tendência inversa entre a formação das grandes aglomerados populacionais e o convívio humano. A instauração da sociedade de massa se constituiu num marco decisivo para o surgimento de um ser humano massificado.
Nesse modelo social, o ser humano deixa de ser considerado pessoa e passa a ser encarado como máquina devoradora de produtos, ideais ou mercadorias. Não se consideram valores pessoais ou anseios individuais. Por um processo de condicionamento gradual irreversível, vão sendo determinados seus anseios, de acordo com as necessidades de reprodução do sistema. Sua personalidade vai se transformando e seu comportamento se adaptando no sentido de atender aos objetivos dessa nova ordem. O ser humano deixa de ser um indivíduo e passa a ser apenas uma entidade numérica, parte de uma engrenagem, da qual é um simples objeto.
A complexidade urbana, generalização do anonimato, o surgimento da selva de pedra e a massificação são alguns dos fatores que contribuem para a despersonificação dos indivíduos. Na sociedade pós-industrial, o contato geral entre as pessoas é apenas físico, o significado das interações sociais fica reduzido a seus papéis sociais formais e suas funções profissionais. À medida que os contatos meramente formais se generalizam, expande-se o anonimato.
O homem vive no meio da multidão, mas não convive com ninguém, como pessoa, a multidão nas ruas, o congestionamento no trânsito, a moradia em apartamentos superpostos, as turbas nos estágios esportivos e os enxames humanos nas praias são manifestações sociais freqüentes. Nelas, raramente se verifica convívio humano, mesmo as relações mais íntimas são, muitas vezes, mero contato de objetos humanos e não relações interpessoais. Os indivíduos não se encaram mais como pessoas, mas como objetos. Nesse contexto, cresce a sensação de solidão.


                                       Adaptado de: SOARES, Delfim. Contratempo, agosto de 2002.

3 comentários:

Edimilson Ribeiro disse...

O homem esta se isolando cada vez mais numa grande rede chamada informação, prefere o contato físico das teclas e botões ao contato físico real das mãos, do abraço, olho no olho. Para onde caminha a humanidade? A Revolução Industrial e tecnológica aconteceu mas isso não implica dizer que o homem morreu!

Anônimo disse...

Apague uma nó+vela e acenda uma vela. O mal triunfa, mas não tem a vitória final. Deus não é uma loteria, aposte NELE!...:)

Anônimo disse...

Estamos caminhando p/o domínio do grande algoritmo das chamadas redes sociais. É 1a escravidão de consumo e total falta do pensamento individual, de novas ideias, e sim um só objetivo: dar lucro$ aqueles que inventaram essa teia de aranha".